Bom, podemos te ajudar com um norte sobre as normas que você deve cumprir e os EPIs essenciais que não podem faltar no seu negócio. Acredite, os próximos passos vão ficar mais nítidos depois dessa breve introdução. Montar a própria empresa é uma incrível realização! No atual cenário de crise, alcançar essa conquista e garantir a estabilidade já diz muito sobre a sua perseverança no mercado dos micros, pequenos e médios empreendedores. No entanto, basta um passo em falso com uma norma ou lei para que todo o seu esforço seja comprometido.  

Existem critérios específicos e essenciais para a preservação e higiene do ambiente e do prestador de serviço que atua ou atuará na sua cozinha. Esses critérios não só norteiam e regulam o funcionamento da empresa como, também, evitam acidentes para funcionários e clientes. Podemos começar nossa conversa evidenciando que, toda e qualquer cozinha industrial só funciona se cumprir — à risca — os requisitos higiênico-sanitários preconizados pela RDC 216

A RDC 216 nada mais é do que o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação, aprovado e recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 

De forma bem resumida, segundo a RDC n.º 216/2004 (Brasil, 2004) as instalações físicas (piso, parede e teto) devem possuir revestimento liso, impermeável e lavável. Além disso, a superfície de mesas e bancadas, por exemplo, deve ser lisa para otimizar a limpeza e evitar riscos de contaminação. 

Claro, existem inúmeras outras recomendações que precisam ser seguidas, e você pode conferi-las em detalhes acessando qualquer um dos links acima. No entanto, vamos continuar o assunto investindo, também, no que a Qualiflex pode, efetivamente, ajudar: EPIs. 

Qualquer cozinheiro(a), ajudante de cozinha ou copeiro(a) de cozinhas industriais está exposto(a) a riscos que podem afetar a sua saúde e a integridade física. Importante destacar que, riscos esses, que podem ser minimizados com o devido uso de equipamentos de proteção individual. 

Existem detalhes que aumentam o nível de exposição a acidentes dentro de uma cozinha profissional, como: inexperiência, desatenção ou imprudência. Esses fatores, aliados à falta de um EPI de qualidade, colocam o seu funcionário na mira de acidentes e doenças ocupacionais. Além de, claro, deixar sua empresa no alvo de multas e processos judiciais. É justamente nesse ponto que retomamos o assunto sobre o comprometimento de todo o seu investimento e esforço com um único deslize. Evitar situações como as listadas acima é muito fácil: basta seguir a NR 6

Norma Regulamentadora que estabelece medidas a serem adotadas em relação a aquisição, distribuição e utilização de equipamentos de proteção individual já preconiza e estabelece todas as medidas necessárias para diminuir a exposição a riscos. 

Quer um exemplo?

Profissionais que executam atividades de corte dentro da cozinha estão expostos a riscos de ferimentos de corte ou perfuração. O que fazer para evitar esse tipo de acidente? 

EPIs de malha de aço. 

Mais um exemplo?

Colaboradores que ficam responsáveis pelo forno ou pelo manuseio de recipientes quentes estão expostos a queimaduras de  1º, 2º e 3º grau. O que fazer? 

EPIs de proteção térmica. 

Os equipamentos de proteção individual são a chave para uma rotina de trabalho bem sucedida, segura e tranquila para todos!

Então, para começar, os EPIs que não podem faltar aí na sua cozinha industrial são:

1 –  Luva e avental de malha de aço para funções de corte ou manuseio de utensílios cortantes; 

2 – Luva e mangote térmico para manuseio ou serviços desempenhas com alta temperatura;

3 – Luva descartável para o manuseio de alimentos ou produtos químicos.

Além disso, o colaborador também deve contar com uniforme próprio para desempenhar a função atribuída e vestir avental e botas vendadas para prevenção de contato direto em casos de derramamento de líquidos quentes. Munido com essas informações básicas, mas essenciais, você já tem um caminho assertivo de investimento e sucesso do seu negócio. E se ainda restou qualquer tipo de dúvida sobre qual o melhor segmento de EPI para usar na sua cozinha, agende uma consultoria gratuita com nossa equipe de especialistas que analisará e estipulará os materiais ideais para a sua empresa.