Uma empresa é integrada por vários departamentos diferentes e cada um deles precisa de uma gestão dedicada para cada etapa. Isso garante que tudo funcione bem e que as necessidades das áreas sejam compreendidas de forma efetiva.

Não é diferente com o departamento que cuida dos EPIs. Não somente do fornecimento deles mas, também, por sua compra, armazenamento, fiscalização de uso, troca e/ou substituição.

Além disso, a gestão de EPIs evita acidentes, regulariza processos e ajuda a empresa a caminhar de acordo com a jurisprudência trabalhista.

Se você ainda não faz uma gestão de equipamentos de uso individual, te damos 3 dicas simples para começar:

1 – Invista em EPIs de qualidade

Os EPIs são uso indispensável para alguns segmentos de negócio. Assim como um uniforme caracteriza a marca da empresa, o EPI destaca o seu comprometimento e responsabilidade com seus colaboradores. Além disso, é importante enfatizar que EPIs não têm durabilidade vitalícia e precisam ser substituídos ao menor sinal de desgaste. O ideal, nestes casos, é o descarte. A reutilização deles pode ser perigosa para o colaborador.


2 – Registre a entrada e saída dos equipamentos

Todos os colaboradores precisam usar EPI, sabemos disso! No entanto, é primordial ter o controle sobre isso. Uma forma efetiva de promover essa organização é registrando sempre que um novo equipamento entrar para estoque e for disponibilizado para o colaborador. Essa, inclusive, é uma dica que atende também a fiscalização.


3 – Promova campanhas de uso de EPIs.

Mesmo sabendo da importância do uso e dos acidentes a que estão sujeitos, alguns trabalhadores tendem a rejeitar e até retirar o EPI quando a fiscalização não está sendo realizada.Campanhas de conscientização sobre as doenças ocupacionais e acidentes que podem envolver o uso negligente dos equipamentos, serão sempre medidas efetivas para se investir.


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