O que você usa para proteger a sua empresa ou escritório contra incêndios?
Se pudesse apostar, diria que um extintor, certo? Ele deve estar por aí, disposto em um local bem visível e de fácil acesso.
Aposto, também, que você e seus colaboradores se sentem bem no ambiente de trabalho, e que seus clientes entendem que a segurança é levada a sério.
Não é diferente com um EPI (equipamento de proteção individual). Ele está ali para evitar que acidentes graves aconteçam e é parte indispensável do dia a dia se você trabalha com construções, indústrias ou hospitais.
Não é mais segredo que o EPI pode mudar o rumo de um acidente grave, é o EPI que vai garantir que nada se torne fatal.
Para que esse sentimento de segurança continue imperando no seu negócio é essencial investir em equipamentos de qualidade, que não te deixem na mão e garantir o uso correto de cada um deles.
Sabemos que ainda há alguma resistência quando o assunto é segurança, mas são os preciosismos que salvam vidas e o senso jurídico do país já entendeu bem esse ponto.
A lei de obrigatoriedade nº 6.514/77 da CLT é regulamentada pela NR6, e explicita sobre quais equipamentos são EPIs e uso deles, conforme o serviço prestado.
Muito além do detalhamento de uso e responsabilidade, as leis também orientam sobre a comercialização e fabricação dos equipamentos.
Vamos te apresentar alguns fatos importantes sobre eles:
1 – Todo e qualquer EPI de fabricação nacional ou internacional conta, obrigatoriamente, com um certificado de aprovação, emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego;
2 – A empresa precisa fornecer os EPIs necessários para o colaborador, bem como o reparo ou a substituição deles sem qualquer taxa adicional, salvo casos de mau uso;
3 – Cabe ao colaborador o uso consciente de todo EPI.
Segurança deve ser levada a sério…
Deixar de usar um EPI, usá-lo de forma inapropriada ou negligente gera consequências para a empresa e colaborador.
A empresa, por sua vez, pode ser multada ou, até mesmo, interditada, principalmente nos casos de funcionários trabalhando sem proteção em ambientes de risco.
O colaborador pode ser advertido e, em alguns casos, desligado pela empresa.
O fato é: fazer a escolha certa de EPIs salva vidas e evita problemas futuros de saúde dos profissionais que vão utilizá-los.
Converse com a gente e solicite seu orçamento.