A prática de segurança do trabalho refere-se às ações, procedimentos e políticas implementadas em um ambiente de trabalho para proteger a saúde e a segurança dos funcionários. Seu objetivo principal é prevenir acidentes, lesões, doenças ocupacionais e outras situações de risco que possam ocorrer durante o desempenho das atividades laborais.
Aqui você vai encontrar:
- Os riscos ocupacionais presentes nos supermercados;
- Qual órgão é responsável por fiscalizar os procedimentos de segurança do trabalho;
- Como gerenciar os riscos ocupacionais em supermercados;.
No tema de hoje, vamos abordar sobre a prática de segurança do trabalho em supermercados. Os supermercados são ambientes de trabalho que apresentam vários riscos de acidentes de trabalho devido à natureza de suas operações, dentre esses riscos estão: riscos ergonômicos, riscos físicos, riscos de queda, riscos de cortes e lesão, exposição a produtos químicos, manuseio de equipamentos e máquinas, incêndios e outros riscos de segurança e os riscos ocasionados pela manipulação de alimentos.
Mas afinal, quem é responsável por fiscalizar os procedimentos de segurança do trabalho nos ambientes de risco, como o estabelecimento deve gerenciar esses riscos e como é possível evitar acidentes dentro das redes de supermercados? A Qualiflex te ajuda a responder todas essas questões! Confira abaixo.
A fiscalização da segurança do trabalho nas empresas é atribuição de diferentes órgãos governamentais, dependendo do país. No Brasil, por exemplo, o órgão responsável pela fiscalização e regulamentação da segurança do trabalho é o Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que abriga a Secretaria de Trabalho. Nesse contexto, a Auditoria-Fiscal do Trabalho é a principal responsável por inspecionar e fiscalizar as condições de trabalho em empresas e garantir o cumprimento das leis e normas relacionadas à segurança e saúde ocupacional.
A essa altura vale mencionar que o Brasil é, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), um dos países com o maior número de acidentes de trabalho. Dentre os dados da organização, o Brasil passa mais de setecentos registros anualmente.
Quais são os riscos?
A essa altura você deve estar se perguntando quais são os riscos ocupacionais aos quais os trabalhadores de supermercados estão expostos, veja a descrição de cada um abaixo:
Riscos Ergonômicos: os funcionários frequentemente realizam tarefas que envolvem levantamento de cargas pesadas, empilhamento de prateleiras, trabalho repetitivo e posturas inadequadas, o que pode resultar em lesões musculoesqueléticas, como dores nas costas e lesões por esforço repetitivo;
Riscos Físicos: supermercados geralmente têm áreas refrigeradas ou de congelamento, o que pode expor os funcionários a temperaturas extremamente baixas. Isso pode levar a condições como hipotermia e lesões relacionadas ao frio. Por outro lado, em áreas de armazenamento ou estoque sem ventilação adequada, pode haver altas temperaturas e umidade, levando ao risco de insolação ou exaustão por calor.
Riscos de Queda: os pisos escorregadios, tapetes soltos, derramamentos não limpos e objetos deixados no chão podem causar quedas e escorregões. Além disso, as escadas de acesso às prateleiras elevadas também podem ser fontes de risco;
Riscos de Cortes e Lesões: supermercados têm muitas facas, utensílios cortantes e máquinas, o que pode resultar em cortes e ferimentos se não forem manuseados adequadamente;
Exposição a Produtos Químicos: os funcionários que trabalham com a limpeza de produtos químicos ou em seções que vendem produtos químicos domésticos podem estar expostos a substâncias tóxicas ou irritantes se não utilizarem os equipamentos de proteção adequados;
Manuseio de Equipamentos e Máquinas: a operação de máquinas, como cortadoras de carnes, fatiadoras de pães, empilhadeiras, etc., pode representar riscos significativos se não forem usadas com segurança;
Incêndios e Outros Riscos de Segurança: supermercados contêm muitos produtos inflamáveis, como produtos de limpeza, e devem seguir normas de segurança contra incêndios. Além disso, há riscos como curto-circuitos elétricos e vazamentos de gás.
Manipulação de Alimentos: os funcionários que trabalham em departamentos de alimentos precisam seguir rigorosas normas de higiene e segurança alimentar para evitar a contaminação de produtos e a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos.
Gestão dos Riscos Ocupacionais
A partir da visualização de todos os riscos aos quais os trabalhadores estão sujeitos, você deve estar se perguntando como é possível prevenir, não é mesmo?
A mitigação dos riscos ocupacionais em supermercados envolve a implementação de medidas e práticas de segurança para proteger a saúde e a segurança dos funcionários. Como por exemplo: avaliação prévia de riscos, treinamento e conscientização da equipe, fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para cada atividade exercida, estabelecer diretrizes rígidas para a manipulação dos alimentos, realizar manutenção preventiva dos equipamentos, controle de estoque e implementação de regras rígidas de organização, garantir uma boa iluminação dentro da área de vendas e também nas áreas de armazenamento e manipulação, monitoramento de temperatura tanto nas áreas frias, como nas áreas de estoque seco, garantindo que não haja extremos (muito frio e muito quente) e por fim realizar uma avaliação contínua para analisar se todas as medidas estão sendo efetivas.
A redução dos riscos ocupacionais em supermercados é um esforço contínuo que exige cooperação de todos os níveis da organização, bem como o comprometimento da gerência em manter um ambiente de trabalho seguro para seus funcionários.
Qualiflex – EPIs alimentícios e de baixas temperaturas
A Qualiflex possui um portfólio completo de EPIs alimentícios e de baixas temperaturas para redes de supermercados, entregando segurança, conforto e qualidade para os funcionários exercerem suas funções diárias da melhor forma.
Acesse o nosso site e confira: https://www.qualiflex.com.br/
Leia também:
Qual o dever dos colaboradores com relação aos EPIs? Qualiflex
Biossegurança E EPIs – O Impacto Da Luva Na Cozinha Industrial – Qualiflex
Indústria Alimentícia: Os EPIs Da Sua Equipe Tem Função Dupla, Entenda! – Qualiflex
O que e foodservice e como funciona a protecao dos alimentos nesse setor – Qualiflex de alimentos