As câmaras frias, também popularmente conhecidas como câmaras frigoríficas, são equipamentos utilizados para refrigeração comercial e/ou industrial. Mas você sabia que existem diferentes modelos de câmaras frias? O que diferencia os tipos de câmaras existentes é a temperatura de operação, que influencia diretamente em sua funcionalidade. Elas podem ser usadas tanto para resfriamento quanto para congelamento. 

As principais câmaras-frias são:

  • Resfriamento – Câmara para resfriados

Essa câmara engloba uma demanda enorme de modalidades de produtos, pois consegue armazenar e conservar produtos em baixa temperatura, sem necessidade de congelar. Este tipo de operação é realizado entre temperaturas de 0 °C à 18 °C e são muito usadas para conservar produtos como: bebidas (sucos, refrigerantes, vinhos, cerveja, etc.), lacticínios, frutas, embutidos, grãos, laticínios, verduras, legumes, frios, carnes embaladas e flores. No caso das flores, é necessário que as câmaras possuam um sistema para circulação do ar com velocidade reduzida, além de umidificação do ambiente e renovação do ar. Nas câmaras para vegetais, especialmente frutas, também há a necessidade de uma umidificação especial a fim de preservar a qualidade e segurança alimentar. 

  • Congelamento – Câmaras para congelados

São ideais para a conservação de alimentos já congelados, como pizzas, lasanhas, vegetais e muito mais, possuem capacidade de operar em -18 °C. 

  • Câmaras de baixa temperatura

Estas são utilizadas para a conservação de alimentos em níveis extremos de temperatura, como sorvetes, frutos-do-mar, aves, carnes, polpas, gelo, etc, pois conseguem atingir até -25 °C, e podem ser encontradas com facilidade em frigoríficos, açougues e supermercados. São ótimas para produtos perecíveis que necessitam de conservação para a extensão de sua vida útil. 

E como saber qual câmara fria é ideal para o seu negócio? 

Antes de mais nada você deve saber qual o produto que irá conservar, se ele vai estar in natura ou embalado, se a temperatura utilizada será ambiente, resfriada ou congelada. Outro ponto importante é qual é o seu objetivo? Será o preparo ou manipulação de produtos, ou o objetivo é o armazenamento do produto por um período? E não menos importante, qual o espaço disponível para a instalação da câmara-fria? Só tendo todos esses pontos observados é possível identificar o tipo de câmara perfeita para você.

E quais os equipamentos necessários para se usar dentro de uma câmara fria? Acesse aqui e conheça todos os produtos da Qualiflex.